boston celtics
in

A cerveja do Boston Celtics

Boston, capital do estado de Massachusetts, é conhecida pelos movimentos que desencadearam a independência americana (Boston Tea Party), as ótimas universidades (Harvard, MIT, Boston University, etc) e também pelos esportes. Os times da região têm uma participação marcante no cenário nacional. O New England Patriots (futebol americano) já foi seis vezes campeão do Super Bowl, o Boston Red Sox (beisebol) ganhou nove vezes a World Series e o Boston Bruins (hóquei no gelo) já venceu seis vezes a Stanley Cup. Mas nenhum chega perto do Boston Celtics, dezessete vezes campeão da NBA. O time de Boston e o Los Angeles Lakers – rivais históricos – são os maiores vencedores na história da liga de basquete americana. Nos 75 anos de história do Boston Celtics o período de maior sucesso foi nas décadas de 50 e 60, quando o time ganhou oito títulos seguidos. Mas, um dos períodos mais marcantes foi a década de 80, na legendária equipe liderada por Larry Bird. Para colocar em perspectiva, o Boston Celtics (do Larry Bird) e o Los Angeles Lakers (do Magic Johnson), dos anos 80, seriam o Barcelona (do Messi) e o Real Madrid (do Cristiano Ronaldo) de alguns anos atrás. Assistir essas equipes jogarem era garantia de espetáculo.

Um tour cervejeiro nos EUA – de costa a costa

O mais recente título nacional do Boston Celtics, em 2008,  foi muito bem retratado no documentário The Playbook, da Netflix. Vale conferir.

E qual a relação de  uma pequena cervejaria artesanal com um dos maiores campeões da NBA?

Jack’s Abby Craft Lagers é uma cervejaria na cidade de Framingham, a 37 KM de Boston, fundada pelos irmãos Jack, Eric e Sam Helder. Os três tiveram a ideia de criar uma cerveja em homenagem ao time do coração, fizeram a proposta à direção do Celtics, que abraçou o projeto e daí nasceu a Pride and Parquet Hoppy Lager.  No Brasil, a Jack’s Abby é mais conhecida pela parceria com a cervejaria Avós, de São Paulo.

boston celtics

A Pride and Parquet  é uma grata surpresa, uma das melhores cervejas que eu tomei nos últimos tempos. O estilo, IPL (India Pale Lager), é difícil de encontrar nos manuais cervejeiros, mas já caiu no gosto popular. Uma lager bem lupulada, com  aroma floral e sabor cítrico que dura até o final do gole, graduação alcoólica de 5,7% e bem fácil de beber.

Uma ótima opção para o Saint Patricks Day!

Cheers!

Deixe uma resposta

Avatar

Escrito por Avelar Júnior

Sommelier de cervejas direto da terra do Tio Sam

bruges

Roteiro Belga #4 – Gent, Bruges e Roseleare

bacalhau na cerveja gose

Receita: Bacalhau na cerveja Gose