cerveja lagunitas
Foto: divulgação / Facebook oficial da marca.
in

Cerveja Lagunitas: a cerveja de todas as tribos

Você sabia que a cerveja Lagunitas percorreu um graaaaande caminho até ser distribuída no Brasil? Uma marca que representa muito mais do que somente cerveja, a Lagunitas Brewing Company tem como um dos principais objetivos apoiar as comunidades locais, transformando cerveja em dinheiro para uma causa ou simplesmente alimentando histórias e músicas com IPA. Para citar o CEO:

“Lagunitas é composta de todos os tipos e tribos: punk rockers, desajustados, ivy leaguers, esquisitõess, (…) músicos e de tudo um pouco… Somos apenas uma matilha de cães vira-latas que descobriu – apesar de nossas diferenças vastas e selvagens – que o amor e o respeito pela liberdade de ser diferente é o que nos uniu e fez tudo funcionar.”

História da cerveja Lagunitas

A história da cerveja Lagunitas começou em um fogão de cozinha no vilarejo Lagunitas, localizado no norte da Califórnia. Em 1993, Tony Magee fazia suas cervejas em um kit de homebrew com capacidade para 5 galões, até que um jantar arruinado de Ação de Graças fez com que ele levasse o seu hobby para fora de sua casa, em um cômodo alugado, que foi quando ele começou a servir suas criações em bares locais.

cerveja lagunitas
Foto: divulgação / Site oficial da marca.

Mas como ele poderia se destacar dentre as tantas Pale Ales que haviam disponíveis nos bares da Bay Area, na Califórnia, em meados dos anos 90? Foi aí que Tony teve a ideia de desenvolver uma versão do “novo mundo” para um estilo clássico, do “velho mundo”: a India Pale Ale. Na época (1995), os paladares do público estranharam a “lupulidade” da cerveja, mas Tony acreditava em sua criação e apostava todas as suas fichas que aquela seria a nova onda!

Em 95, com o intuito de ampliar seus horizontes e principalmente seu negócio, Tony Magee se mudou para Petaluma, ainda na Califórnia, onde até hoje é localizada a sede da cervejaria. A cerveja Lagunitas IPA já fazia muito sucesso na cena cervejeira local, e agora a próxima etapa que Magee via para a marca era a expansão internacional.

Parceria entre Lagunitas e Heineken

Em 2015, com o objetivo de levar sua IPA para o mundo, a Lagunitas fez uma parceria com a Heineken e assim começou a fabricação em países como Reino Unido, Amsterdã, Brasil e entre outros para levar Lagunitas frescas a todos os lugares.

O acordo foi fechado com a Heineken adquirindo uma participação de 50% na empresa, mas em 2017, com menos de dois anos de parceria, a Heineken já possuía 100% da empresa. Apesar disso, Tony Magee continuou como CEO da Lagunitas, ainda com o objetivo de expansão global da marca.

O que esperar de uma Lagunitas IPA?

lagunitas IPA

A Lagunitas IPA é uma American IPA de peso! Suas características são únicas e inovadoras, mas sem fugir daquilo que o estilo pede. É o equilíbrio perfeito! No sensorial, são perceptíveis notas florais e cítricas, provenientes dos lúpulos que são típicos dos Estados Unidos, todos presentes na receita. Harmoniza muito bem com churrasco, comida mexicana, queijos ou hambúrguer.

Deixe um comentário

O QUE VOCÊ ACHOU?

Gabriel Bertaluzi

Escrito por Gabriel Bertaluzi