O Beer Pack de Junho traz uma seleção de cervejas para celebrar a cultura das cervejarias ciganas do Brasil. Elas seguem um formato de produção sem sede própria, ou seja, não possuem uma fábrica e então alugam o espaço e equipamentos de outras, que tenham esse serviço disponível, para assim produzirem suas cervejas com qualidade e dentro dos critérios regulamentadores do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
Essas cervejarias são chamadas de ciganas como uma associação ao estilo de vida cigano, povos sem moradia fixa e que estão sempre peregrinando por diversos territórios.
As cervejarias ciganas são muito importantes para a comunidade cervejeira. Primeiro, porque é a porta de entrada para a comercialização de homebrewers; segundo, porque coloca muito mais variedade de rótulos no mercado e também são mais livres para testar diversos estilos e combinações diferentes; e terceiro, porque promovem uma grande troca de experiências e conhecimentos entre os cervejeiros, gerando assim uma maior competência ao mercado e produtos com altos níveis de qualidade.
Seleção Beer Pack de junho
As cervejas dessa seleção do Beer Pack de junho são de quatro diferentes cervejarias ciganas: Numb Brewery, Cervejaria Lobos, Cervejaria Ciclone e Cervejaria Pictos. Confira todos os detalhes desses quaro rótulos.
Knockout – Cervejaria Numb Brewery
A Knockout é a receita da cervejaria cigana Numb Brewery, que mais tem cativado o público. Para justificar o seu nome, ela possui teor alcoólico de 8,1%, que são praticamente imperceptíveis na boca, mas aparecem momentos depois, como se tivesse levado um potente cruzado de direita. Porém, ela também tem sua leveza. Apresenta corpo médio e amargor na medida certa, um equilíbrio diferencial que faz com que essa Double American Pale Ale seja uma cerveja muito fácil de beber.
Guaya Bomb – Cervejaria Lobos
A Guaya Bomb é o mais novo rótulo da cervejaria Lobos. É uma Berliner Weisse, estilo também conhecido como Champanhe do Norte. Esta cerveja recebe adição de goiaba e durante sua maturação é adicionado hibisco para ressaltar sua cor rosada. Traz no sabor notas cítricas, características do estilo, e da goiaba, que também está em evidência no aroma. Essa receita passa ainda pelo processo de acidificação com lactobacillus para incorporar acidez, resultando em uma cerveja refrescante e muito saborosa.
Peregrina – Cervejaria: Ciclone
A Peregrina é uma Irish Red Ale, estilo esse que é uma interpretação do popular English Bitter, porém com menos lúpulo e um pouco de tostado. Redescoberto como um estilo de cerveja artesanal na Irlanda, hoje é uma parte essencial da maioria das cervejarias. Essa receita apresenta uma cerveja refrescante, com aparência avermelhada e corpo baixo. Apresenta notas maltadas no seu sabor e aroma, provenientes dos maltes especiais utilizados em sua receita.
Morgana – Cervejaria Pictos
A Morgana é a APA da cervejaria cigana Pictos. Sua concepção foi focada em fazer uma APA com um bom drikability e com um aroma intenso, a fim de surpreender antes mesmo do primeiro gole. Para isso, a receita leva apenas os lúpulos de aroma, Amarillo, Centennial e Citra no final de fervura e no Dry Hopping. O resultado é uma cerveja clara, aromática, seca e de corpo leve. Possui aromas cítricos trazendo toques que lembram maracujá e abacaxi. Ligeiramente turva por não ser filtrada, é uma bebida de um amargor leve sem residual, o que confere a ela um excelente drinkability.
Caneca
Mugs em inglês, ou Stein em alemão, as canecas foram os primeiros recipientes utilizados para beber cerveja. São copos robustos, pesados, com alça e diferentes capacidades de armazenamento. A espessura de suas paredes ajuda a manter a temperatura da cerveja por mais tempo. Muito utilizado hoje em festivais de cervejas e festas alemãs, principalmente a Oktoberfest, alguns chegam a comportar até um litro de bebida.