Blumenau, o município catarinense do vale do Itajaí, nacionalmente conhecida como a cidade da Oktoberfest brasileira, foi oficializada por força da Lei como a Capital Brasileira da Cerveja. Em março deste ano o Presidente Michel Temer sancionou a lei que reconhece o título para a cidade. O título é simbólico, mas de muita importância para o setor cervejeiro da região e para o turismo, que aposta na gastronomia como principal atrativo turístico da cidade durante o ano inteiro.
A cidade é fortemente influenciada pelas tradições e costumes alemães, trazidos pelos colonizadores há mais de 160 anos. Entre a arquitetura em estilo enxaimel, gastronomia típica, artesanato e costumes, está a tão amada cerveja, que os imigrantes alemães fizeram questão de manter a produção, quando se estabeleceram no sul do Brasil.
A Oktoberfest na Capital Brasileira da Cerveja
Inspirada na festa alemã de Munique, a Oktoberfest de Blumenau, Capital Brasileira da Cerveja se tornou uma das festas mais populares do Brasil. Sua primeira edição foi em 1984 e em apenas 10 dias de festa, 102 mil pessoas passaram pelo evento. No ano seguinte, sua fama despertou o interesse de outras cidades, mas o sucesso veio mesmo na sua terceira edição, tanto que tornou-se necessário a construção de mais um pavilhão para o evento. Desde então, passou a receber turistas de várias partes do Brasil e também de países vizinhos. O evento acabou fazendo de Blumenau o principal destino turístico de Santa Catarina no mês de outubro.
Claro que a cerveja é o carro chefe da festa e principal atrativo, mas a Oktoberfest de Blumenau também é folclore e tradição. São 19 dias de festa, nos quais os blumenauenses mostram toda a sua riqueza cultural, pela música, dança e gastronomia típica, que preservam os costumes dos antepassados vindos da Alemanha. A cultura germânica está totalmente presente na festa através dos serviços oferecidos. Versão consagrada da Oktoberfest de Munique, a festa blumenauense reúne mais de 500 mil pessoas por ano.
Parque Vila Germânica
Um dos pontos turísticos mais procurados e um dos mais belos espaços de Blumenau, o Parque Vila Germânica é um complexo de entretenimento, com bares regados de boas cervejas locais, nacionais e do mundo todo, restaurantes com iguarias típicas da gastronomia local e lojas de artigos inspirados na Alemanha, doces e guloseimas peculiares e as famosas vestes a caráter para Oktoberfest.
A vila germânica sedia a Oktoberfest e os grandes eventos de Blumenau, como o Sommerfest, Festival Brasileiro da Cerveja, a Vila de Páscoa, a Magia de Natal, entre outros. Mas, o mais bacana é que a Vila fica aberta o ano inteiro para o turista aproveitar além das atrações programadas.
Vale da cerveja
A região oficializou neste ano o Vale da Cerveja, uma rota com cerca de 100 quilômetros de extensão, que inclui as cidades de Apiúna, Blumenau, Gaspar, Ibirama, Indaial, Pomerode e Timbó, que também se especializou na produção de cerveja. O Vale da Cerveja é uma iniciativa de divulgação e profissionalização do receptivo de turistas para as visitações ligadas à cerveja. O projeto se propõe a fazer com que o visitante vivencie as rotinas da região.
Os trajetos preveem passeios pelas cervejarias passeios por comércios do Vale Europeu, degustação da gastronomia típica, passeio por pontos turísticos, conhecer a cultura local e suas peculiaridades, entre outros atrativos que o turista cervejeiro pode encontrar por lá. É um roteiro com garantia de descoberta de novos e muitos sabores.
Museu da cerveja
Criado e mantido pela Secretaria de Turismo de Blumenau, o espaço reúne um pouco da história da bebida na região, com itens das primeiras fábricas e histórias dos colonizadores. O acervo do Museu da Cerveja mostra os vários passos para a fabricação da cerveja, seus ingredientes, fotografias, documentos e textos que contam a história do precioso “pão líquido”.
Além da cerveja
Estar em Blumenau e não se relacionar com a cerveja é um pouco difícil, mas claro, a cidade possui muitas outras opções para o turista apreciar. Por lá há vários museus que contam sobre a história da cidade, suas tradições e cultura germânica.
A Rua XV de Novembro é onde está grande parte do lazer da cidade, com bares, restaurantes e construções no estilo enxaimel é lá que acontece o tradicional desfile da Oktoberfest.
Parada obrigatória na Capital Brasileira da Cerveja é o Glass Pack Museu do Cristal. O Museu conta a história da arte de transformar areia e fogo em cristal e de todos os processos pelos quais passa o material. Por lá passam cerca de 100 visitantes por dia, que podem conhecer de perto os fornos de mistura que dão formas ao cristal. É, sem dúvida, uma experiência incrível.